Comunicar erro
Porto Alegre, 12 de março de 2010.

Parreiral promissor: cuidados
técnicos e paixão pela uva

No Complexo Marista de Viamão, o Ir. Egídio Píccoli é o responsável pelo parreiral promissor, que já na primeira safra presenteou seus coirmãos de comunidade com exuberantes cachos de uva de castas variadas.  Tudo começou em agosto de 2004, quando o Ir. Píccoli veio morar na Comunidade Marista de Viamão, transferido de Goiás.  Na bagagem trazia mudas de parreiras, que primeiramente foram plantadas em potes. Um ano depois as plantas ganharam lugar definitivo no jardim interno da Casa São José. As contrariedades foram vencidas com sacrifícios.

Recebeu incentivos de pessoas da casa e de entendidos em viticultura. Aceitou a proposta para montar um plantio maior de videiras. A ideia, de imediato, foi aceita: “Aqui estou inteiramente à disposição. Sou fã da uva, pois é muito eficaz para a saúde”. O local foi escolhido criteriosamente com o parecer do enólogo e professor Idalêncio Francisco Angheben, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropequária (Embrapa) de Bento Gonçalves. Terra de primeira, onde bate o sol durante todo o dia e ventos favoráveis. Após a preparação do solo, a estrutura foi montada com postes de concreto, atendendo às exigências da latada. Iniciou-se assim o parreiral promissor.

O Irmão dedica algumas horas diárias de trabalho no parreiral, dependendo da época do ano e da necessidade das plantas. Ele acredita que é preciso educar as pessoas em defesa da natureza. “A sociedade moderna está se nutrindo cada vez mais de alimentos e bebidas artificiais. Até que ponto isso é favorável à saúde? Vamos recomendar o valor nutritivo dos produtos naturais, entre os quais, as uvas”, ressalta o Irmão Marista.

Saiba mais sobre o parreiral promissor e os benefícios da uva.


Ir. Egídio dedica um tempo do seu dia para cuidar do parreiral


Comentários (12)

Comente
Marcos Scussel
12/03/2010 11:55:43

Quem passa por Viamão não pode deixar de visitar o parreiral do Ir. Píccoli. É um ponto turístico e evangelizador do Complexo Graças. Seu cuidado e dedicação durante todo o ano são recompensados pela bela e saborosa colheita dos frutos. Parabéns Ir. Piccoli, és um grande exemplo de dedicação e amor ao que fazes. Que você continue com essa sua energia e saúde recebendo as bênçãos de Deus .

Liliana Pinheiro
12/03/2010 14:08:03

Acompanhei o início dessa obra do querido Ir. Piccoli, que diariamente dedicava uma boa parte de seu tempo ao cultivo de suas deliciosas e exuberantes uvas. O espaço que hoje tem foi uma conquista e motivo de grande felicidade do Ir. Piccoli. Ele sempre demonstra orgulho e prazer em motrar seu trabalho de exemplo e de amor! Um imenso abraço, um grande beijo em seu lindo coração! Deus o abençoe e proteja sempre! Saudades!!!!

Ir. Alcindo
12/03/2010 14:14:25

Parabéns Ir. Egídio. Valeu o esforço e a dedicação. A natureza agradece em forma de frutos. Basta colhê-los.

soraia regina frança garcia
12/03/2010 18:57:06

Parabéns,Ir Egídio não poderia ter acontecido o contrário,com tanta dedicação e carinho só poderia ter este resultado maravilhoso.

soraia regina frança garcia
12/03/2010 18:59:43

Parabéns,Ir Egídio não poderia ter acontecido o contrário.Com tanta dedicação e carinho só poderia ter este resultado maravilhoso. Um grande abraço.

Carlos ,Marcia e Guilherme Piccoli Fiorin
14/03/2010 21:39:45

Parabéns Tio Egidio, pelo belo parreiral o qual podemos ver pelas fotos e através dos comentários em suas visitas a casa paterna.Um grande abraço.Que Deus o abençoe.

Arnildo Zeni
15/03/2010 10:15:38

Nosso querido e abençoado Tio Egidio, Ir. Piccoli um pregador da palavra, um semeador, uma pessoa capaz de produzir o mais lindo parreiral onde os frutos são resultados de seu carinho e dedicação com o cultivo da uva.
Parabens pelo seu trabalho, dedicação e que Deus o bençoe com saúde e essa alegria contagiante que nos serve de exemplo. Abraços com carinho dos sobrinhos.

Nora Helena Galvan Gomes
22/06/2010 17:10:40

Irmão Egídio, estou encantada com este seu trabalho! Sempre me falava a respeito do parreiral, conversávamos muito mas eu não tinha idéia que era essa maravilha. Está de parabéns pelo seu trabalho. Um grande abraço.

ZENODIR
17/11/2010 22:00:13

PRANTEI UNS PES DE UVA E ESTE ANO CARREGOU BEM MAS EM QUASE TODOS OS CACHOS TA SAINDO UMAS MANCHAS TIPO FERRUGUEM OQUE POSSO FASER PARA SALVAR MEO PRANTIU MEAJUDEM

Marilene Farinha
06/07/2011 01:36:42

Recentemente adquiri uma propriedade que contem alem de outras arvores frutiferas, 6 parreiras.
Gostaria de orientações tecnicas para os cuidados como época de tosa, suporte etc...

agradeço desde ja as orientações.

Marilene Farinha
06/07/2011 01:36:45

Recentemente adquiri uma propriedade que contem alem de outras arvores frutiferas, 6 parreiras.
Gostaria de orientações tecnicas para os cuidados como época de tosa, suporte etc...

agradeço desde ja as orientações.

Lúcio Marcos Rezende Maciel
24/12/2013 01:32:49

Boa Noite.
Temos aqui em Niterói RJ um terreno onde será construído um prédio, nele existe uma pequena parreira. Como faço para transferir e cuidar dela no novo local?
Agradeço as futuras dicas e desejo um feliz Natal.