Comunicar erro
Porto Alegre, 28 de novembro de 2009.

Falece Ir. Firmino Biazus

Faleceu na noite deste sábado, 28/11, Ir. Firmino Caetano Biazus, aos 75 anos, em decorrência de complicações renais e respiratórias e do avanço de um linfoma. Internado há menos de um mês, Ir. Firmino não resistiu. Deixou, além de familiares, a comunidade de Irmãos Maristas onde vivia, em Porto Alegre e uma comunidade inteira de professores, funcionários, alunos e amigos que acompanharam e compartilharam momentos de sua trajetória de dedicação ao ensino e à missão marista. O velório aconteceu neste domingo, 29/11, na Capela São José em Viamão. A missa de corpo presente e o sepultamento ocorreram na mesma data, às 17 horas, no Complexo Marista em Viamão.

Em virtude do ocorrido, o Marista Rosário decretou luto oficial por três dias, sendo mantidas aulas e provas. Eventos e outras atividades festivas serão transferidos. As informações sobre novas datas e horários serão divulgadas através de boletim eletrônico, pelos alunos e também no site. Os próximos dias serão celebrativos, em homenagem ao Irmão Firmino Biazus, ao que ele representou para a educação Marista e pela sua representatividade no cenário educacional gaúcho.

Graduado em Pedagogia pela PUCRS e estudioso da Teologia da Vida religiosa e da espiritualidade Marista, Ir. Firmino exercia o cargo de Diretor do Marista Rosário há 13 anos. Ir. Firmino dedicou sua vida ao ensino de gerações de estudantes e à partilha de saber com educadores que passaram por escolas maristas. Antes de assumir a Direção do Marista Rosário, Ir. Firmino foi professor dos colégios maristas Maria Imaculada, em Canela, São Luís, em Santa Cruz do Sul, Champagnat, na capital, e Graças, em Viamão. Exerceu o cargo de direção nos três últimos colégios, além do Marista Rosário, onde estava até seus últimos dias.

Em 2002 foi eleito Conselheiro Provincial da Província Marista do Rio Grande do Sul, cargo que já havia exercido em diversos períodos da Província Marista de Porto Alegre. Leitor assíduo e estudioso confesso, Ir. Firmino era conhecido pela facilidade de expressar pensamentos e reflexões através das palavras.


"Os mestres morrem, os discípulos andam um pouco mais pela vida e também morrem, mas as idéias ensinadas e aprendidas se desdobram em sementes que frutificam no tempo e repercutem na eternidade" Ir. Firmino Biazus.


Comentários (170)

Comente
Janete
29/11/2009 00:24:40

Obrigada, Irmão Firmino, pela sua sensibilidade e pela ética que você cultivou e viveu.

Ir. Rosmar
29/11/2009 00:25:16

Ir. Firmino! Partistes do nosso conviver, mas nunca o esquecerei.

Maria Alice Rossato Buttes
29/11/2009 00:34:10

Irmão Firmino, o Senhor foi um exemplo de simplicidade, afetividade além de ser um excelente escritor

Edison C. J. de Oliveira
29/11/2009 00:35:59

Não resta a menor dúvida de que convivemos com um grande amigo e uma referência de humanidade. Querido amigo Ir. Firmino, saiba que ao seu lado só tivemos o trabalho de aprender: aprender a dar valor a vida, valorizar as pequenas coisas e ver beleza e poesia nas coisas mais simples que estão ao nosso redor e não somos capazes de perceber, mas você foi insuperável na arte de descrever a realidade. Todos nós, que aprendemos a conviver com este grande amigo e autêntico Irmão Marista, vamos sentir muito a sua falta. Mas agradecemos a Deus pela vida do nosso amigo Ir. Firmino. Obrigado Ir. Firmino, pela amizade, pelo Educador e pelo carinho que sempre demonstrou ter para com todos.

Edison

Tupã-Ci
29/11/2009 00:38:11

Ir. Firmino, o Grupo Escoteiro Tupã-Ci sentirá muito a tua falta. Não esqueceremos os momentos nos quais convivemos e trabalhamos juntos. Deixas uma lacuna na família Rosariense.

Lourival dos Santos Junior

Fernanda
29/11/2009 00:43:32

Um grande exemplo de vida... "saúde e benção"!!!
Saudades...

Jerry Barth
29/11/2009 01:00:00

Um grande homem, um grande educador e, acima de tudo, um grande Irmão que dedicou sua vida em prol da educação das crianças e jovens nos deixou... Que possamos nos espelhar no seu exemplo de vida, da mesma maneira que o senhor, Ir. Firmino, se eepelhou na vida de São Marcelino.

Keila de Leone Marques
29/11/2009 01:11:25

Mestre, amigo, diretor, conselheiro para a vida! Um símbolo de ética e sabedoria.
Ir. Firmino, obrigada pela riqueza de ensinamentos que nos proporcionou, jamais te esqueceremos!
Para sempre na memória dos Rosarienses!

Cesar Desimon
29/11/2009 01:15:58

Ir. Firmino, tu fostes a fonte inspiradora da minha vida como educador marista, contigo aprendi e descobri a vocação de educador, obrigado pelos momentos de vida que tivemos, obrigado por dar-me a oportunidade de conhecer São Marcelino Champagnat, a quem tu fostes fiel sempre...
Saudades, paz e bem...
Cesar Desimon

Maurício Erthal
29/11/2009 01:20:45

Ir. Firmino,

Não fui seu aluno, mas com o Sr. aprendi a verdeira essência humana e marista: a humildade e a modéstia. Deixaste além de amigos, alunos e educadores, pessoas que creram no seu modo de educar os jovens e auxiliar os adultos. Com suas palavras o Sr. nos digiria e formava.

Posso simplismente lhe retribuir em oração, o que o Sr. tantas vezes nos exclamou: "Paz e Benção".

O Rosário fica em luto por alguém que LUTOU por sua comunidade. Fique tranquilo... o que o Sr. aqui plantou contiaremos regando e colhendo os frutos.

Saudades eternas!

Maurício Erthal

Ir. Inacio Nestor Etges
29/11/2009 01:29:46

Ir. Firmino, nos deixaste!...mas a sua vida será um legado permanente!
Porém, podemos dizer como o Evangelista João: "Eis um verdadeiro israelita..." E nós Irmãos Maristas dizemos: "Eis um verdadeiro e autêntico Irmão Marista...".
Um Irmão, santo, sábio e bom!
Ir. Firmino, sua pessoa e sua vida são a mensagem viva do evangelho vivido do jeito marista!
Ir. Firmino: "Deus escolheu-o, chamou-o pessoalmente, conduziu-o ao deserto e falou-lhe ao coração. Reservou-o para Si, pois O escutaste. Converteu-o sem cessar por seu Espírito, o fez crescer em seu amor e enviou-o em missão..."(Cf. Constituições dos Irmãos Maristas n. 11);
"...com humilde fidelidade, chegaste à unificaçao de sua pessoa no amor e à maturidade espiritual na liberdade dos filhos de Deus. ...aceitaste a morte como último ato de obediência filial" (Cf C. 44).
Ir. Firmino, vele junto a Deus por nós, para que sejamos fiéis como foste!...

Eliane Ramos
29/11/2009 01:31:03

Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós. Jamais esquecerei de você, querido Ir Firmino. Exemplo de simplicidade, sabedoria,presença amiga. Obrigada por tudo e para sempre. A alegria de saber que você existiu faz-me forte para suportar a tristeza de sua ausência.Nossa Senhora, te peço em nome de Deus receba teu filho devoto e amado de braços abertos.Amém!

Ari Riboldi
29/11/2009 01:41:23

Caro Diretor, Ir. Firmino:
Obrigado pelo exemplo de vida e pelas palavras de fé e de esperança que semeaste para nós e para os nossos filhos, alunos do Colégio Rosário, que certamente se transformarão em frutos e em lembrança perene de tua vida.

Rosângela
29/11/2009 01:43:52

Nossa Senhora certamente está te acolhendo em seus braços, meu querido amigo Irmão Firmino! O senhor que conseguiu ser "sal da terra e luz do mundo", mudou para melhor a vida de tantas pessoas, encheu nosso mundo de lições para a vida inteira,da sua nova morada, continue nos abençoando todos os dias com a "Paz e bênção". É inspirados no seu exemplo que enfrentemos com a fé e o amor que nos legaste, as duras batalhas da vida! Com saudades eternas.

Clarissa Mendes
29/11/2009 02:32:15

Sempre vou lembrar das palavras que me disseste no dia que entrei no Rosário. "Não estás aqui por acaso". A facilidade que tinhas de traduzir fatos e sentimentos da vida em seus textos sempre foi um exemplo. Sua presença constante pelos corredores do Rosário, sua companhia quando saíamos tarde de lá por ter trabalhado um pouco mais, sua mão e olhos zelosos de pai, sim, um pai para todos nós. Sentirei falta de suas visitas em nossa sala, para organizar melhor os materiais, para contar algum fato que o preocupava...sempre soubes ser humano, amigo, mesmo sendo nosso chefe. Tenho orgulho de ter dividido um pouco mais de um ano de minha vida com uma pessoa iluminada como o senhor. Mesmo sendo breve, tua presença deixou marcas que levarei para sempre e estarão sempre comigo. Essa é a certeza que mais conforta em um momento em que pensamos o quão rápido fostes. Uma forma inesperada, triste, mas que, com certeza, sabemos que foi a que Deus quis. És e sempre serás muito amado por todos nós, funcionários, professores, alunos e familiares rosarienses. Suas sementes já produzem frutos. Fique em Paz, querido Irmão Firmino.

Edsosn Schirmer
29/11/2009 06:56:14

Ir. Firmino!
Saúde, Paz e Bênção!
Essa saudação diária vai continuar pulsando em nossas vidas. Obrigado, Ir. Firmino, pelos exemplos de santidade, bondade e sabedoria. Vamos continuar cantando, se alegrando e sorrindo prá vida. Continuarás o modelo de pessoa e educador, implacável, generoso, transcendendo conceitos e paradigmas, por meio de seu exemplo e pensamento genuino.
Obrigado!

Profª Maria Angélica
29/11/2009 07:23:41

Ir. Firmino.
Pessoas verdadeiras e que buscam o amor entre os homens, não passam apenas pela vida; deixam sua marca em cada pessoa que conviveram e tocaram.
Que Deus ilumine o seu caminho.
Amém!

escossi
29/11/2009 07:47:57

Simplesmente: Obrigado.

Nei Cesar
29/11/2009 07:51:03

Ir. Firmino
Um amigo querido, calmo, centrado em tudo o que fez,possuidor de um conhecimento ímpar, que por onde passou deixou marcas e aprendizados.
Sentiremos muitas saudades

Sérgio Luís Schons -MChFM
29/11/2009 07:52:13

Em ti, fica muito mais fácil compreender essa palavra: Ú N I C O.

Leta Etges
29/11/2009 07:59:45

Ir. Firmino
Paz e Bênção! Saudação que ficará em nossos corações eternamente.
Recebemos a benção de te ter ao nosso lado o que encheu nosso mundo de lições para a vida inteira!
Sempre serás lembrado pela sua simplicidade, sabedoria e por seu jeito verdadeiro de ser Marista.
Fique em Paz.

Ir. Alcindo Telöken
29/11/2009 08:01:33

Partiste. Deixaste um enorme legado para a Província do RS. Obrigado por teres enriquecido a NOVA Comunidade Marista do CÉU.

JORGE FRANZ
29/11/2009 08:22:57

Ir.Firmino
Ir. Firmino, partiste para o descanso eterno! Mas o seu carisma, a sua bondade e humanidade para com todos que os que lhe procuravam em todas as horas, jamais sairá das nossas lembranças. Sai agora do nosso convívio, mas será impossível sair dos nossos corações.
Irmão Firmino, muito obrigado!

Daniela Gil
29/11/2009 08:24:51


Ir. Firmino não dá para acreditar que o senhor se foi. Irei me lembrar com carinho da pessoa querida que o senhor era tão amigo e estimado por todos. Que deus o abençoe aonde o senhor for trilhar seus novos caminhos.Com carinho Dani

Viviane Truda
29/11/2009 08:28:38

Irmão Firmino
A forma como exerceu sua liderança é um exemplo para todos nós. Exemplo de fé, de vida em comunhão com Deus e com o outro e de simplicidade.
Possuidor de uma Ética incontestável.
Paz e bênção Irmão!
Com saudade..
Viviane

Osbetiene
29/11/2009 08:29:43

Querido Mestre! Obrigada pela simplicidade, pelo olhar atento pela nossa sala, pelo Slogan Saúde e Paz, pelas sábias palavras.
Bete

Andréa Miglioransa
29/11/2009 08:36:13

"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida"
Agradeço os bons encontros que tivemos. Teu exemplo, agora vivido por nós, continuará transformando pessoas.
Saudades.

Leandro Dias
29/11/2009 08:41:42

Grande mestre e amigo Irmão Firmino. Quem teve esta grande oportunidade de viver e conviver por tantos anos, como aluno e depois como companheiro de trabalho, sabe a importância de sua presença na obra Marista e de seus importantes ensinamentos os quais sempre representarão uma marca para a nossa geração e para as futuras.
Tenho sempre presente em minha memória e no meu coração, um eterno agradecimento, pois fui agraciado em poder aprender com este importante educador religioso que nestes 40 anos de convivência soube propiciar momentos de reflexão e despertar caminhos para superar nossas limitações. "As pessoas entram na nossa vida por acaso; mas não é por acaso que elas permanecem"!! . Que Deus e a Boa Mãe o abençoe.

Leandro Dias

Simone Martins
29/11/2009 08:51:42

Ir. Firmino! Teus ensinamentos, sensibilidade e carinho foram sempre exemplo de vivência dos princípios Maristas. Com teu jeito observador e cauteloso procurou a melhor forma de aconselhar e motivar aqueles com quem convivia. As palavras que escrevias eram simples porém carregadas de histórias. Continue a olhar por todos nós. Saudades

Ana Maria Degani Lau
29/11/2009 09:06:37

Querido diretor e amigo!
Estamos mais pobres, hoje, mais pobres de "gente" como o senhor. Olhos sempre embargados de lágrimas pela sua sensibilidade e amor ao próximo, sensibilidade que com competência deixaste registrada nas tuas palavras diariamente, nas tuas escritas. Presença constante nos corredores da escola, todo sorriso para com as crianças, para cada um que passava, distribuíndo a saudação "Paz e benção", marca da sua bondade.Obrigada pelo teres estado entre nós, sem dúvida somos pessoas melhores por ter convivido contigo.Viveste na simplicidade, adoeceste sorrateiramente e partiste humildemente.Vai em paz, a Boa Mãe e São Marcelino te esperam de braços aberto.

antonio g cardoso
29/11/2009 09:15:36

Sentimos a perda deste exemplo de ser humano. Perdemos um amigo. Vai com Deus e obrigado Irmão Firmino

Sílvia Crestani
29/11/2009 09:42:09

Hoje estamos de luto e já estamos com saudade! Saudade de um diretor, saudade de um Irmão Marista, mas principalmente saudade de um homem simples que gostava de passar pelas janelas das salas, espiar para dentro e perguntar: o que estão fazendo? E ao ouvir a resposta pedia se podia entrar e compartilhar conosco aquele momento de vida. Com os alunos da Ed. Infantil demonstrou todo o seu carinho de professor, embarcava em nossas fantasias e nos ajudava a semear sonhos em pequenos corações...Com certeza esses corações irão crescer e lembrarão de suas palavras e seu sorrisso amigo! O céu carecia de anjos...por isso perdemos o Irmão Firmino, mas sua mensagem para sempre ficará conosco! Paz e benção em sua caminhada eterna!

Sílvia Crestani
29/11/2009 09:42:43

Hoje estamos de luto e já estamos com saudade! Saudade de um diretor, saudade de um Irmão Marista, mas principalmente saudade de um homem simples que gostava de passar pelas janelas das salas, espiar para dentro e perguntar: o que estão fazendo? E ao ouvir a resposta pedia se podia entrar e compartilhar conosco aquele momento de vida. Com os alunos da Ed. Infantil demonstrou todo o seu carinho de professor, embarcava em nossas fantasias e nos ajudava a semear sonhos em pequenos corações...Com certeza esses corações irão crescer e lembrarão de suas palavras e seu sorrisso amigo! O céu carecia de anjos...por isso perdemos o Irmão Firmino, mas sua mensagem para sempre ficará conosco! Paz e benção em sua caminhada eterna!

Família de Anastácia e José Costa
29/11/2009 09:44:35

É com grande pesar que ficamos sabendo do falecimento do querido Irmão Firmino.
Fomos vizinhos por alguns anos e admiradores do trabalho desenvolvido por ele.
Sentiremos sua falta, mas estará sempre em nossa memória. Que Deus esteja com ele.


Karine Britto
29/11/2009 10:13:16

O que dizer de uma pessoa que no início da minha vida profissional ensinou-me com sua simplicidade, dedicação e presença amiga a ser uma educadora! Que em um momento especial da minha vida encorajou-me a semear em estradas longínquas sem olhar para trás, sendo presença virtual constante nessa caminhada... Obrigada, obrigada, obrigada por ter tido o privilégio de ter aprendido contigo, com teus exemplos, com teu jeito especial de ser atencioso com todos!
Saudades...

Alfredo Sommer
29/11/2009 10:13:30

"Estimado" Ir.Firmino minhas filhas aprenderam muito com seu exemplo.O céu terá um ótimo educador.

Bernadette. S. Hecks
29/11/2009 10:17:49

Querido Ir. Firmino, o Sr,foi um exemplo de simpliciade,amor e carinho. partistes e deixou saudades,
Certamente Nossa Senhora a Boa mãe e São Marcelino Champangat estão ao seu lado te acolhendo, assim como todas as manhãs eu fui recebida, com uma aperto de mão com as palavras que lembo todos os dias e todas as horas..."Saúde, Paz e Benção" Ir. Firmino descanse em Paz, que aqui vamos continuar cada vez melhor sob o modelo que você Ir. Firmino. obrigado por tudo.
Saudades Eternas.
Bernadette S. Heck

Alexander Goulart
29/11/2009 10:21:59

Há pessoas que mesmo em silêncio dizem tantas coisas....Ir. Firmino era assim. Com um olhar e um sorriso sempre transmitia algo de bom. Sua presença era bênção para todos nós. Sua lembrança é exemplo e incentivo para que sejamos mais humanos, sensíveis e solidários. Sentiremos sua falta, Irmão.

Karen Klein Miguel
29/11/2009 10:34:14

Eu quero te falar meu amigo...

De todas as vezes que não consegui te dar o abraço de bom dia que queria ter dado;
De todas as vezes que discordamos, mas que com todo carinho do mundo, você simplesmente se calou e deixou meu impulso passar;
De todos os presentes de Natal, aniversário, dia do amigo e até dos pais que eu deveria ter lhe dado, mas que nunca tive coragem;
De todos os elogios aos textos brilhantemente escritos que deveria ter falado que me emocionaram, mas que guardei pra mim;
De todo carinho que sempre teve comigo, daquele olhar que só eu sei que me compreendia, sem eu nem precisar falar nada;
Quero falar de toda falta que vai fazer na minha vida, simplesmente com aquele gesto em passar e levantar a mão direita e dizer: paz, saúde e bênçãos...quem vai me dar bênçãos agora?
Quero agradecer por ser tão carinhoso, por ser livre de julgamentos e preconceitos, por me aceitar assim e principalmente, confiar em mim, sempre!
Eu, da minha parte confio também, por isso sei que agora vai ficar mais fácil dizer o quanto és único pra mim, confio que tenho mais um anjo; só que agora morando no lugar certo!

Karen Klein Miguel



Ir. Márcio Allebrand
29/11/2009 10:43:17

Meu agradecimento pessoal ao querido Ir. Firmino. Seu jeito de ser, sua sabedoria, seu testemunho de vida consagrada Marista vão perdurar para sempre.Intercedaa Deus por nós, Ir. Firmino junto a Boa Mãe, S. José e São Marcelino Champagnat.

Sabrina Moreau
29/11/2009 10:44:22

No dia em que passei a integrar o corpo docente do Colégio Rosário o Ir. Firmino apertou a minha mão com firmeza e carinho. A seriedade com que falava da missão de educar na escola marista estava sempre envolta em afeto. Seu olhar tranquilo e observador se enchia de sorrisos quando entrava nas salas de aulas e falava com os pequenos. Queria sempre saber de nós todos.
Hoje, meu sentimento é de saudade. Que saibamos continuar nossa caminhada inspirados em seus exemplos.

Vera Lúcia Villanova
29/11/2009 10:48:13

Os céus estarão recebendo mais um anjo. Conosco está a dor profunda de nos despedirmos desse anjo. Fica uma imensa saudade:do amigo, do escritor, do diretor, do Irmão Marista. Que os exemplos de viver e ser marista que o Ir.Firmino deixou para cada um de nós, se perpetuem em nossas açoes.

Adriana Companhoni
29/11/2009 11:09:41

Estimado Ir Firmino,
Foste um grande exemplo da Missão Marista!
Agradecemos pelas diversas aprendizagens que realizamos com o senhor e pelo legado que nos deixa, traduzido pela sua acolhida, através das palavras "Paz e Benção".
Precisaremos aprender agora a conviver com o senhor em outra dimensão.
Tenha certeza que sua marca ficará para sempre em nós, especialmente em nossos corações.
Muito obrigada.

Carlos Sardi e Família
29/11/2009 11:11:55

Querido Ir. Firmino,
Do seu carinho com as minhas filhas nasceu admiração pelo homem com sentimentos puros e coração fraterno. E é esta a imagem que levarei em meu coração. Descanse em paz e continue de onde estiver zelando por nós.

Professores Ed. Física Rosário
29/11/2009 11:13:39

Nos fará muita falta a presença constante em nosso meio, mas suas lições e o carinho a nós dispensado serão eternos. Fique em paz. Zele por nós.

Renata Xavier
29/11/2009 11:20:50

Devido à distância, foi uma convivência apenas de momentos; mas, sem dúvida, bons momentos... Só o seu olhar já me despertava serenidade, confiança e amor a todos os que o rodeavam. Posso dizer que uma de suas características mais marcantes era a grande bondade que transmitia.
Agora, junto ao Pai e à Boa Mãe, será mais um anjo a zelar por nós.
Renata Xavier - Marista São Francisco/Rio Grande

Bianca Vasconcelos
29/11/2009 11:21:39

Meu amado Ir. Firmino, Os anos que passei ao seu lado no Rosário foi uma de aprendizagem e experiência de afeto fraterno e compromisso com o carisma Marista. O senhor me levou ao mais alto padrão de profissionalismo e de conhecimento através de sua vida, da caridade fraterna, da alegria de servir ao próximo, da compaixão pelo pequeno,pelo mais frágil...enfim...os sentimentos do mesmo Jesus Cristo.
Sua vida e seus ensinamentos (poesias, crônicas, escritos, conversas, etc)foram e continuarão sendo uma fonte perene de luz, sabedoria, sonhos, insentivos, valores para todos que passaeam e passarão pelos Maristas.
Ele certamente enrriqueceu ainda mais o carisma de São Marcelino. Hoje é uma pérola na coroa de Maria Santissima lá no céu!
Me aguarde Irmão querido! Minha esperança é ainda conviver contigo no céu!

Liane Ramires
29/11/2009 11:27:28

Ir. Firmino...
A Boa Mãe certamente lhe acolherá com carinho e gratidão.
Paz e Benção!

Ir. Manuir
29/11/2009 11:34:15

Foste para todos o exemplo de um grandioso Irmao, dedicando suas forças a missao Marista. Seu legado continuará por geraçoes.

Vladimir Chelkanoff
29/11/2009 11:37:28

Querido Ir.Firmino
"Não basta somente educar os jovens, temos que acima de tudo ama-los" ( S. Marcelino Champagnat). O Ir. Firmino possuia este dom de ensinar o amor através da educação e do trabalho. Com certeza S. Marcelino Champagnat tinha muito orgulho de te-lo como educador em sua obra, e de tranmitir todos os seus ensinamentos.
Muito obrigado Ir. Firmino pelo exemplo de vida que foste, não só para min más para toda a minha família.
Já estou com muita saudade.
"Saúde, paz e benção"

Ligia M.M. Praver
29/11/2009 11:38:32

Hoje nós estamos tristes pela tua partida, mas em compensação, o céu está em festa!
Obrigada!

Clarice Conter
29/11/2009 12:08:20

Irmão Firmino, exemplo de amor, de vida, de simplicidade, de sabedoria. Olhar de pai, amigo, poeta... Teus exemplos ficarão para sempre em nossas lembranças e como sempre falavas : "paz e benção".

Márcia Oliveira
29/11/2009 12:18:49

Quando ouvíamos falar nos Irmãos Biazus, não tinha como lembrar da sensibilidade e do olhar firme e humano deles. Ir. Firmino recentemente o Srº enviou para a colaboradora Clara do Rosário uma msg que emocionou a todos num momento de partilha no VIDAMAR II, onde escreveu em trechos emocionantes o comprometimento de todos os leigos maristas na missão de continuadores de CHAMPAGNAT.
Obrigada por ter acreditado em nós!!!
Em minha memória guardo as palavras sábias proferidas quando nos encontravámos...Vá em PAZ!!! Seguiremos o seu exemplo de homem fiel e devoto de Maria.

Márcia Oliveira
CESMAR RIO GRANDE

Elio Luís Liesenfeld
29/11/2009 12:36:56

A maior tarefa de um ser humano é ser lider de si mesmo e a maior tarefa de um lider é sair da platéia, entrar no palco da vida e ser autor de sua própria história... e que bela história!
Com certeza, Ir. Firmino deixará saudades pelo exemplo de sua história de educador e de vida.

Júlio César Feijó
29/11/2009 12:38:28

Irmão Firmino...neste momento partilho das saudades que todos já estão sentindo deste que considero um marco em minha vida. Seu exemplo cativou sempre a quem teve o privilégio de conviver com você. A missão fazer Jesus Cristo conhecido e amado permanece ..." Tudo a Jesus por Maria, tudo a Maria por Jesus. " Julio Feijó

Maria Teresa Dresch da Silveira e Silva
29/11/2009 12:38:48

Irmão Firmino,que Deus lhe dê o eterno descanso e a luz perpétua o ilumine.Descanse em paz!Ficaremos aqui sentindo muito a sua falta.Obrigada por tudo!Pela firmeza na condução do Colégio, pela simpatia ao receber nossas sugestões e críticas e sobretudo pelo carinho que sempre demonstrou ter com seus alunos.

Sandra Arruda
29/11/2009 12:41:06

Tive o privilégio de conviver por algum tempo com o Ir. Firmino. Aprendi muito com ele e pude constatar o que vinha estudando sobre a obra de São Marcelino Champagnat, principalmente sobre o seu legado espiritual e evangelizador. Ir. Firmino foi um autêntico cristão representante de S. Marcelino Champagnat: sábio,humilde, simples, acolhedor, solidário, fiel... Agradeço a Deus a oportunidade de ter convivido com ele.

Soraya Kath
29/11/2009 12:48:04

Privilegiados todos nós que tivemos a oportunidade de conviver com o Ir Firmino, deixou sua marca de carinho, presença e espiritualidade! Sempre presente no colégio, caminhando pelos corredores,conversando, orientando atento a tudo e a todos! Seus textos sempre atuais e presentes tenho certeza serão reunidos num belo livro como forma de homenageá-lo e levar para muito mais longe seus pensamentos, idéias e sentimentos! Lembro sempre de uma de suas frases " não se aprendeu tudo na escola, mas teve lições de ética, de solidariedade, de convivência....lições para a vida toda para ser um profissional competente, um cidadão responsável e um lider cristão atuante"!!

302 ROSÁRIO
29/11/2009 12:50:37

Mestre, apesar de suas constantes atividades, impossibilitando muitas vezes a nossa comunicação, direta ou indiretamente o senhor influenciou-nos em sábias decisões, das quais guardaremos para sempre. Seremos eternamente gratos ao homem simples e humilde que, muitas vezes, encontravamos sorrindo pelos corredores do Marista Rosário, e que hoje, para nós, não é menos que um modelo de vida a ser seguido, onde a busca pelo conhecimento é uma constante e a simplicidade é o maior dos efeitos.

Sabemos que a sua presença dia 22 está garantida, sentiremos ela e faremos de tudo para que o senhor sinta orgulho dos que cresceram e tiveram feita a sua formação sob os seus cuidados.

Entre tantas recordações, mil palavras de carinho surgem em mente, mas por tudo que o senhor fez por nós, acredito que podemos resumir tudo em uma única e sincera palavra, Obrigado por nos ensinar, por nos formar, e por deixar claro em nossas vidas de que seremos para sempre eternos aprendizes.

Amanda Medeiros
29/11/2009 13:10:50

Muito obrigada por tudo, Ir. Firmino. Com certeza és único e marcou a vida de todos com os quais convivestes. Descanse em paz.

acolito luan de oliveira
29/11/2009 13:17:37

era uma pessoa de carater com a comunidade gaucha era um irmão de toda comunidade vai se um genio de amor e caridade onde voce estiver nos rezamos muito pelo senhor.

acolito luan de oliveira
paroquia nossa senhora da conceição de sapucaia do sul.

Lisia
29/11/2009 13:45:33

Querido amigo Ir. Firmino!
Levarei sempre comigo todas as suas lições de amizade,carinho e profissionalismo. Seus ensinamentos me guiam todos os dias e me ajudam a construir a profissional e a pessoa que sou! Obrigada pela amizade e por tudo!

Maria Helena Issa
29/11/2009 13:50:05

Só tenho a agradecer pela honra de ter convivido com o Irmão Firmino no tempo em que fiz o Jemar. Grande sabedoria e iluminação, um exemplo de ética e humildade para todos nós educadores.
Obrigada por tudo Irmão Firmino.

Roxane Miranda
29/11/2009 13:57:29

Obrigada, Irmão, pelo carinho, amizade, olhar bondoso, simplicidade, exemplo.
Temos certeza de que estás junto a Deus.

julia dania eltz
29/11/2009 14:05:38

O Ir.Firmino foi o melhor diretor que o Colegio Marista Rosário já teve.Vou sentir muita saudade de voce.
Descanse em PAZ

Francisco Ramos - Col. Champagnat
29/11/2009 14:08:26

Não perdemos um grande homem, apenas deixamos de conviver diariamente com ele.
Ao longo de sua vida ele nos ensinou muitas coisas... entre elas o ato de ser humilde, bondoso e amigo!
Ir. Firmino, obrigado por tudo!
Convivemos pouco, mas o suficiente para me ensinar a ser um bom Marista!
Em nome de tota a comunidade do Colégio Marista Champagnat... agradecemos e despedimo-nos.
Saudades...

Elena Amoretti Aiquel
29/11/2009 15:04:04

Ficamos consternados com a noticia do falecimento do Irmão Firmino. O legado dele nunca será esquecido. Muito obrigado.

Renato e Carine
29/11/2009 15:08:54

"Em tempos de escuridão é preciso ajudar a aurora a nascer de novo."
Ele sempre dizia esta frase e a utilizou como epígrafe em muitos de seus brilhantes textos. Com ela, lembrava que a esperança era obrigação de quem se tornava educador. Bom... Desde a noite de ontem, nossa "hora de trevas" chegou. Sinceramente, esperávamos conviver muito mais com o Irmão Firmino e chegarmos a estar a altura desta convivência. Nosso mestre partiu... Se foi cedo demais...
A nós, resta ajudar o parto da aurora que virá!

Renato e Carine
29/11/2009 15:11:41

Comunidade do Orkut em homenagem ao Ir. Firmino, criada em 2005:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2615756

Bruna Grings
29/11/2009 15:38:49

Ir. Firmino
Ao longo de sua caminhada, mostrou a todos uma vida humilde, batalhada e vitoriosa. Onde com certeza todos irão tentar segui-lo. Certamente mais um anjo no céu!

João e Beloni Turconi
29/11/2009 15:40:37

Ir. Firmino, que a graça de Deus o tenha!Certamente deixas uma lacuna pela sua pessoa, pela sua forma de acolher, pelo seu sistema de trabalho e apoio. Esperamos que seu lugar, aqui, já que, nos corações serás sempre insubstituível, seja ocupado por alguém que entenda o significado de suas ações.

João, Beloni, Eduardo e Gabriela.

Ir. Claudiano Tiecher
29/11/2009 16:42:59

Gratidão pela bela missão realizada e pelo tempo dispensado em trabalhar pela Igreja. A PMRS ganhou sabedoria ao longo do tempo que esteve conosco. Que de hoje em diante zele pela nossa missão educativa. A nós que continuamos, aprendamos deste mestre: bondade, simplicidade, acolhida e paixão pela educação.

Ir. Claudiano - Colégio Marista João Paulo II - Brasília - DF

Mari Monteiro
29/11/2009 17:00:19

Ir. Firmino

Obrigada por tudo que sempre me ensinou e pelo carinho que sempre teve comigo e a minha família.

Sentiremos muita falta de sua bondade, simplicidade e afeto por todos nós.


Terei um vázio enorme ao entrar no Rosário e saber que não mais verei essa pessoa únca que sempre desejou a todos " Paz e benção!" e que aos finais de tarde me ligava e falava " Como vai menina? Está tudo bem menina?".

Com certeza agora será mais uma estrela no céu para brilhar e nos guiar.

Um beijo com saudades Família Monteiro

TERCEIRÃO ROSARIENSE 2009
29/11/2009 18:34:32

Irmão Firmino, obrigado por ter nos ensinado o valor de ser Marista. Temos a certeza que no dia 22 estará conosco e torcendo por nós. O céu ganhou mais um anjo. Obrigado por tudo que fizeste por nós alunos.

David Hatsek
29/11/2009 19:09:18

A Província Marista do Rio Grande do Sul, perde um grande exemplo de dedicação, responsabilidade e exemplo.
A comunidade educativa do Colégio Marista Roque quer externar seu persar com tamanha ausênsia.
Que Deus o ilumine!

David Hatsek - Colégio Marista Roque

Helvio Corrêa e Família
29/11/2009 19:15:52

Com tristeza, soubemos do ocorrido com o nosso querido diretor. Temos a certeza que O Ir. Firmino está ainda mais perto de Deus e de Nossa Senhora.

Elizete
29/11/2009 19:46:45

Senhor!
Obrigada pela oportunidade de conviver com Ir. Firmino.
Neste silêncio que se faz agora, Senhor, ao nosso redor, brota a certeza de sabê-lo distante... perto de Ti, e tão perto, tão dentro de nós, pela saudade que não morre nunca!

Daniela Caponi
29/11/2009 20:15:21

Ir. Firmino!!! Ficarei com os nossos primeiros anos. Fomos grandes amigos. Grandes conselhos. E nunca esquecerei os momentos em que brincávamos e tu Agora estás muito melhor do que nós.

Lidiane Amorim
29/11/2009 20:24:39

O mundo perde um ser formidável. Os Instituto perde um exemplo de Irmão. Nossa comunidade perde uma presença insubstituível. Para alguém tão sábio com as palavras, não há frase que dê conta do sentimento que nos toma por sua ausência.

Tânia Rossetti
29/11/2009 20:31:55

Um amigo partiu! Um amigo que acreditava que é possível sonhar e encantar o mundo com muito amor.
Ir. Firmino: Obrigada por tantas palavras e ensinamentos que ficarão para sempre em meu coração e, espero que, em minhas ações. Tua serenidade nos dava a coragem de seguir, naquela que acreditamos ser a nossa Missão.

Enio Klein
29/11/2009 21:03:25

Irmão Firmino, obrigado pelos muitos e requíssimos ensinamentos que recebi. Ensinamentos sempre sábios. Foste um exemplo de virtude e dedicação. Firmino, obrigado, a gente nunca se esquece de pessoas que ensinaram a escolher o melhor caminho na vida.

Valério Graciano
29/11/2009 21:25:55

Além de perdermos, um grande home, generoso e competente,; Deus tambem nso levou um grande amigo. Vá com a paz divina Irmão, o céu deve estar feliz com sua chegada.

Mafalda de Moraes Roso
29/11/2009 21:27:22

É com profunda tristeza e pesar que escrevo. Irmão Fimino foi, antes de tudo, um amigo de todos e um exemplo de dignidade e ética que deve ser seguido. A Educação perde um grande Educador, nosso Estado perde um grande Homem e nós, professores do Rosário, estamos um pouco órfãos. Nossa Senhora do Rosário o abençõe.

Cíntia Agustoni
29/11/2009 21:28:32

Ir. Firmino foi para mim muitas vezes pai, amigo, confidente, conselheiro, mas o mais importante não é o que ele foi para mim, mas o que representa para todos. Fico feliz em ter conseguido dizer e demonstrar em vida tudo o que era necessário! Muitos momentos de risos, alguns de lágrimas. Fica na memória a lembrança daquela pessoa humilde, sensível, batalhadora... e feliz! Feliz pelas coisas mais simples da vida, como achar um brinco perdido no gramado da Quinta da Estância... Incansável! Um grande vazio vai ficar no coração desta "menina", mas com certeza, num dado momento da vida, as boas lembranças vão preencher esta lacuna. Que a Boa Mãe ilumine teus e nossos passos.

Rafael Lenz
29/11/2009 21:46:31

Dos estimados alunos da turma 82, o nosso muito obrigado pelos inúmeros ensinamentos, descanse em paz.

Bertram Antônio Stürmer
29/11/2009 21:56:50

Ir. Firmino:
Têm lugares dos quais a vida toda me lembro,
Embora alguns tenham mudado,
Alguns para sempre, não para melhor,
Alguns se foram, outros estão bem aqui.

Todos esses lugares tiveram seus momentos
Com amor e amigos que eu ainda posso lembrar.
Alguns estão mortos e outros estão vivos,
Na minha vida eu amei a todos. (de In my life)
Faço-lhe um pedido espiritual, caro Ir. Firmino: ao te apresentares diante de Deus, Nosso Senhor e Pai Bondoso, em nome de nós todos, Dê-lhe graças e louvores por Êle ter enviado ao nosso convívio o ser humano Ir. Firmino que acabou de nos deixar.

Domênica Marti
29/11/2009 22:08:01

Querido Ir. Firmino,
Não cheguei a ter a oportunidade de trabalhar com o senhor, infelizmente, mas tive a oportunidade e honra de conhecê-lo e de certa forma conviver a ponto de afirmar que és uma pessoa LINDA.Seu jeitinho de ser me ensinou muitas coisas.
Descanse em paz!
Com saudade, Domênica

Gisele Alt
29/11/2009 22:11:24

"E aí menina!" era assim que o Ir Firmino se dirigia a mim e a tantas professoras do Rosário. Fica a saudade do seu exemplo, da sua presença amiga no dia-a-dia da escola, na troca de emails, nas suas palavras ouvidas e lidas. Nossa comunidade chora sua partida. Meu carinho, minha saudade e admiração...

Clodoaldo Ramos Jr. - UMBRASIL - Brasília/DF
29/11/2009 22:20:17

Um exemplo de vida! Que os maristas de Champagnat, Irmãos e leigos, sejam agraciados por testemunhos de vida como o do Ir. Firmino. Que Deus seja louvado por inspirar a tantos que, mesmo partindo de nossa convivência, deixam marcas profundas que se eternizam na vida das pessoas com quem conviveram.

Família Miola
29/11/2009 22:20:41

É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Irmão Firmino, uma pessoa muito especial que ficará na memória e no coração de todos nós.Que a sua luz brilhe na eternidade!!!!

Mariana Arieta
29/11/2009 22:27:51

Irmão Firmino!O tempo de convivência foi muito curto,mas com certeza muito significativo.Lembro-me do dia em que entrei no Rosário no início deste ano...Da entrevista,da tua acolhida e das muitas palavras que trocamos.Eras uma pessoa iluminada!Felizes daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.Meu cartão de aniversário escrito pessoalmente por ti está guardado,assim como as boas lembranças.E agora quem vai me mandar emails que irão me divertir???Quem vai me chamar de menina e me confundir com a Clarice por termos entrado na escola na mesma época???
Tenho certeza de que hoje o céu está em festa e que de onde estiveres estarás nos olhando,cuidando e protegendo.Seguiremos aqui na terra dando continuidade ao que tanto gostavas: A nobre e ímpar missão de educar pessoas.Saudades...

Helena Timmers
29/11/2009 22:40:02

Ir.Firmino
Pode ter partido da areia,do mar e do solo mais de nossos corações não.

turma 104 rosário
29/11/2009 22:49:08

Os "estimados alunos" da 104 sentirão a sua falta, Irmão Firmino. Com certeza, nos ensinaste lições para toda a vida!

Cláudia Simone Sperb Machado
29/11/2009 22:50:40

Ir. Firmino! Não há o que dizer senão elevar a Deus uma prece de agradecimento pela sua vida e sua missão. Conntinue a olhar por nós e por toda a obra marista lá do céu!
Te amamos!

Raul Rodrigues (Pai Gabriel Rodrigues 22)
29/11/2009 23:16:54

Obrigado Ir. Firmino,pelo seu carinho,aten ção e dedicação. A dedicação de um SER HUMANO, que também com os seus princípios,tocaram os corações de nossos filhos/alunos. A sua dedicação Marista será sempre lembrado pela nossa família.

Fabiano Freitas
29/11/2009 23:16:58

Ir. Firmino.
Neste momento palavras, são coisas raras. O que fica é a lembrança de um mestre. Os momentos que estive com o senhor foram poucos, porém de grande valia. Por isto agradeço a Deus por ter dado-me a oportunidade de ter convivido com o Senhor. Que Deus ilumine seu caminho.

Ir. Inacio Nestor Etges
29/11/2009 23:21:31

O Ir. Firmino partiu!...
O que testemunhamos esta tarde foi muito marcante e nos faz pensar sobre a nossa vida!!
Que recado Deus nos está dando a partir do que vivemos e testemunhamos esta tarde?

Amigos e coirmãos, força, ânimo e coragem!... Vocês e eu... temos que continuar o que ele nos legou....
O Ir. Firmino deixou uma marca indelével na história de muitas pessoas. Ele foi o diferencial e o referencial na vida de muitas pessoas!
O legado que ele deixa para vocês e para mim, é continuar construindo esta história que é ser consciência e memória de Deus no mundo, é construir a história da salvação, para nós mesmos e para os outros, como testemunhamos vivamente esta tarde.

Hoje se manifestou o grande mistério de Deus! Esta noite, muitas pessoas, como vocês e eu, não dormiremos sozinhos!...
Dormiremos com este mistério...! A dor e a saudade batem! É hora de deixarmo-nos embalar pelo mistério!...
Como é bom apresentar-se a Deus com toda esta bagagem de vida, de virtude, de santidade, de sabedoria e de bondade!
Ir. Firmino, zele por nós e por nossa Província junto de Maria, de São Marcelino Champagnat e de Deus!!

Ana Paula Lazari
29/11/2009 23:33:33

Ir. Firmino,Marista de coração,exemplo de vida,alegria e simplicidade.Que Maria a Boa Mãe o abençõe.

Ibanor Möllmann
29/11/2009 23:42:33

Muito obrigado Ir. Firmino pelo Mestre que foi durante a vida que esteve entre nós. Agradeço pelo professor, formador, amigo, colega que fez parte de minha vida. Do jeito simples e humilde descrevia o mundo com muita sabedoria. Muito obrigado!!!

Iara Celeste S. Barreto
29/11/2009 23:49:55

"Na casa de meu Pai há muitas moradas, não temos aqui morada definitiva, caminhamos em busca daquela que há de vir". (Jo. 14,2)A oração e unidade com a Familia Marista.
Fraternidade Mãe do Redentor.

Adelmo Germano Etges
29/11/2009 23:50:19

Fidelidade ao carisma marista, amor ao trabalho, simplicidade, atenção às pessoas, vivência e ensinamento de valores para toda a vida são algumas das tantas virtudes que expressavas sem fazer força.
Fica uma imensa saudade de um grande amigo que sempre foi, antes de tudo, exemplo de vida, de perseverança e encorajamento.
Quantas coisas contigo aprendi, quantas coisas levo para a minha vida, a partir das longas conversas que tínhamos!!!
Educastes corações e mentes para além do tempo.
Dileto e querido amigo, fostes para a morada dos eleitos.
Repouse em Deus, em quem sempre buscastes teu refúgio e bom caminho.

Com saudades,

Adelmo e família

Marcelo Rödel
30/11/2009 00:01:50

Ir. Firmino Biazus viveu e continuará em nossa memória como um grande exemplo de como se deve viver a vida por uma causa. Trabalhador incansável, sensível, estudioso, sua simplicidade e amizade cativaram a todos. Agradeço a Deus a graça de ter convivido com ele nesses 13 anos que ele esteve no nosso Colégio Rosário.

Genny Paz
30/11/2009 00:30:35

Ir. Firmino, era sempre com um imenso orgulho que falava do senhor, o grande diretor que soube ouvir a todos que nas horas difíceis recorriam a sua sabedoria e humanidade. Guardarei no coração as palavras de estímulo e amor. Sinto que ficamos órfãos mas continuaremos a honrar e levarar adiante a proposta Marista, preparando as nossas crianças para serem pessoas que acreditem na importância do ser antes do ter.
Quem passou pela vida semeando o amor jamais morrerá.Obrigada meu amado diretor pelo privilégio de ter convivido com o senhor.

Lygia
30/11/2009 00:35:15

Não existem palavras que possam expressar meu agradecimento, levarei comigo seu testemunho de coerência e de fidelidade na missão cristã.

Gabriela Correa Gazapina
30/11/2009 08:10:15

Querido Irmão Firmino

Apesar do pouco tempo de convivio, fostes um exemplo para mim. Uma pessoa maravilhosa, que transmitia toda a paz do mundo, nos deixando com a serenidade necessária para prosseguir a cada dia apesar das dificuldades impostas pela vida.
sei que o céu está em festa com o Anjo que acaba de chegar!!!
Saúde, paz e benção!!!

Pedro Goettems - Assunção
30/11/2009 08:11:26

O apóstolo Paulo aos Romanos,diz:
E àqueles que predestinou, também os chamou, e aos que chamou, também os justificou, e aos que justificou, também os glorificou.
Ir. Firmino, com certeza desde o momento da tua partida, já estás na Glória de Deus Pai.
Creio que todos os que participaram ctgo de encontros de formação, e ou conviveram ctgo, o que mais marca é tua espiritualidade e tua simplicidade

Liliana Cunha
30/11/2009 08:12:50

Sempre agradeço a Deus pelos presentes que colocou em minha vida. Com certeza, o Ir. Firmino foi um deles. São 28 anos de convivência Marista e destes, muitos com a orientação, o carinho de um pai zeloso, com o exemplo de humildade, simplicidade e verdadeira modéstia do querido Firmino. Um sábio! Um grande mestre! Um amigo muito querido e especial! Fica a saudade, mas com a certeza de que ele estará junto ao nosso Pai Celestial. Hoje meu coração dói por essa perda irreparável!

Ivo Cadaval Jr
30/11/2009 08:26:23

"AS PESSOAS PODEM NÃO LEMBRAR
EXATAMENTE O QUE VOCÊ FEZ,
OU ATÉ MESMO TODAS AS PALAVRAS
QUE VOCÊ DISSE...
MAS ELAS SEMPRE LEMBRARÃO
DE COMO VOCÊ AS FEZ SENTIR..."
Mario Lago

Esse sentimento em nossos corações é seu maior legado!

Paz e benção...

Marisa Crivelaro
30/11/2009 08:33:46

Conheci o Ir. Firmino primeiro pelos textos de mensagens profundas e cheias de significados que sempre escreveu e publicou.Mexia com ele, dizendo que deveria lançar um livro para socializar esse "alimento" para a alma, que ele produzia. Depois, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente e construímos uma bela amizade. Uma pessoa encantadora,que teve uma vida plena de sentido e que será sempre uma referência como educador e como Irmão Marista. Que Deus o acolha em sua infinta bondade e que a sua luz o envolva para sempre!

Ana e Claiton
30/11/2009 08:40:07

Ir, Firmino!
Somos gratos pela tua amizade, zelo e presença educativa.
Fostes e continuarás sendo modelo e referência de educador!

Irmão Lauro Hochscheidt
30/11/2009 08:41:17

Agradeço em nome dos Irmãos e Leigos da Província Marista do Rio Grande do Sul o apoio, as preces e as manifestações de carinho durante a enfermidade do Irmão Firmino, e as condolências e a solidariedade na pelo seu passamento para a eternidade feliz.
Descanse em paz Irmão Firmino, nosso intercessor junto de Deus!
Com gratidão, votos de saúde, paz e bênçãos!
Ir. Lauro Hochscheidt

Rita Rolim
30/11/2009 09:09:43

Ir Firmino
O amor nunca morre. Tua essência permanecerá em nós. Saudades, carinho e admiração. Rita

Branca Diva Maciel Fonseca
30/11/2009 09:14:22

Tive a oportunidade de conhecer Ir. Firmino este ano, mas foi suficiente para para perceber o grande homem que era, culto, simples, amável, sábio, gentil. Estas características são próprias de quem sempre cultivou uma espiritualidade profunda, inspirado com certeza na Boa Mãe e São Marcelino Champagnat. Ir. Firmino foi uma pessoa digna de tomarmos como exemplo de cultivo nas virtudes. Acredito que o céu está em festa com sua chegada! Ir. Firmino olhe por todos nós.

Silvia Nardi
30/11/2009 09:19:35

Querido Ir. Firmino!
Seu exemplo, suas palavras, seus ensinamentos de bondade e justiça, jamais serão esquecidos pelas pessoas que passaram pela sua vida.
Que saudades já estou sentindo! Hoje, é um dos dias mais tristes de minha vida, sentirei muito a sua falta...do nosso convívio nas reuniões de diretores, nossas trocas de ideias, suas palavras sempre tão bem colocadas e essenciais.
Obrigada pelos anos de convivência, de amizade e de aprendizados. Ficarei com sua imagem sempre alegre, tranquila e de muita paz. Onde o senhor estiver, continue cuidando de todos nós, que nunca o esqueceremos!

roberto caetano galileo anele
30/11/2009 09:22:27

Ir. Firmino
Muito obrigado por sua dedição junto à Apamecor e a familia rosariense. Suas atitudes,gestos e palavras temos como exemplo e jamais serão esquecidos no dia a dia de todos nós.
Agradeço e sou feliz por poder ter compartilhado de sua amizade e sabedoria.

Luciane Escouto
30/11/2009 09:51:05

Sentiremos falta do Irmão Firmino pela sua sabedoria em palavras e sensibilidade, felizes os que tiveram a oportunidade de conviver com o mestre !

Benê Oliveira, fms
30/11/2009 10:03:16

Apresentamos nossas condolências à família do Ir. Firmino, aos seus co-Irmão da PMRS e a toda a Comunidade Educativa do Rosário
Que o Bom Deus por intercessão de MARIA, a RAINHA da PAZ conceda ao pranteado Irmão o convívio dos anjos e santos e a alegria da bem-aventurança eterna no reino da LUZ e da PAZ.

Em união de preces,

Benê Oliveira, fms
Colégios Maristas Arquidiocesano e Na. Sra. da Glória e Comunidade Marista da Casa da Acolhida / SP

"A coruja, cujos olhos noturnos são cegos durante o dia, não pode revelar o mistério da luz. Se quereis realmente contemplar o espírito da morte, abri bem o vosso coração para a vida. Pois a vida e a morte são um, assim como o rio e o mar são um. Nas profundezas das vossas esperanças e desejos está vosso conhecimento silencioso do além. E como sementes sonhando embaixo da neve, vosso coração sonha com a primavera. Confiai em vossos sonhos, pois neles estão escondidas as portas para a eternidade. Pois o que é o morrer além de estar nu ao vento e derreter-se ao sol ?! E o que é cessar de respirar, senão livrar a respiração de suas incansáveis marés, que se elevam e expandem e buscam a Deus sem obstáculos ?! Só cantareis de verdade quando beberdes do rio do silêncio. E quando chegardes ao topo da montanha, só então começareis a subir. E quando a terra pedir os vossos membros, só então dançareis." (Khalil Gibran, O Profeta)

RIP – Requiescat in pace, Irmão Albano!

Dinah
30/11/2009 10:07:57

Com certeza, perdemos uma pessoa muito especial. Exemplo de vida e de devoção para a humanidade. Será muito difícil retornar à escola sabendo que não iremos encontrar nosso querido Irmão pelos corredores, pela sala dos professores, na sua sala, e gentilmente pedindo para entrar nas salas de aula para ver as crianças e ali ficar alguns instantes. Ficará na nossa memória a lembrança deste anjo de Deus que esteve conosco e que deixa tanta saudade na hora da sua partida.
É nossa responsabilidade levar seu legado adiante.

Um abraço Irmão Firmino e muito obrigada por tudo. Agradeço a Deus por teres feito parte da minha vida.

Fábio
30/11/2009 10:13:02

Ir. Firmino!
Sábio nas palavras, nobre nos gestos e atitudes!
Exemplo a ser seguido!

Clara Rimolo Anele
30/11/2009 10:23:29

Ir. Firmino
Obrigada, obrigada, obrigada.
Estes 13 anos que tivemos de convívio foram muito gratificantes para mim e minha família. Além de suas lições como "COMANDANTE" desta nau chamada Colégio Marista Rosário, nossa relação ganhou novos horizontes e tivemos uma relação FAMILIAR muito intensa. Suas palavras, seu silêncio, seu jeito, foram de grande importância para minha família e para a formação de meus filhos. Nós,Roberto,Clara, Giovanni e Bebeto agradecemos do fundo do coração, todos os momentos que o senhor participou conosco,tristes, pelas perdas que tivemos e alegres, nos nossos almoços,APAMECOR, jantares,visitas em miha casa, formaturas dos filhos e casamento.
Jamais o esqueceremos."Saúde, Paz e Bênção".
Cuida de nós!
Clara

Ibanor Möllmann
30/11/2009 10:26:49

Ir. Firmino,

Sempre que seu nome é citado, nos surge a figura de um ser humano comprometido com a educação, a paz e a harmonia – um verdadeiro Mestre e poeta. Um ser humano compromissado com o outro, pronto para auxiliar e estender a mão a quem necessitasse.
Ir. Firmino, todos aprendemos contigo qual o sentido de ser marista e ter no coração o Instituto que São Marcelino Champagnat fundou.
No seu trabalho Ir. Firmino, o senhor nos trouxe um caminho de humildade e sabedoria a ser seguido.
Todos nós, educadores, amigos, familiares, traremos conosco a memória de um homem bom. Um homem que viveu a simplicidade e a lealdade do respeito a Deus.
Obrigado Ir. Firmino por a sua vida, sua história e os seus ensinamentos.

Ibanor Möllmann

Carmem Castro
30/11/2009 10:27:13

Uma grande perda para toda a comunidade... Obrigada pela dedicação diária aos nossos filhos e a proposta Marista.

Márcia Cantelli Dias
30/11/2009 10:43:01

Irmãozinho, que falta vai fazer!
Obrigado pelas sábias palavras, pelos "carinhos" e pela doçura.
Seu sorriso e sua serenidade jamais serão esquecidos.
Saudades eternas!
da amiga e sempre Rosariense
Márcia

familia comba contieri
30/11/2009 10:43:11

Que descanse em paz. Fará muita falta a todos nós que o admirávamos pela sua presença sempre constante em todos os eventos por mais simples que fosse, sempre trazendo sua palavra, sua mensagem de otimismo e carinho em tudo o que fazia.

Adriana Zucchi Luft
30/11/2009 11:20:44

Nossos sentimentos.

Com pesar e estima.

Prof. Roque Bregalda
30/11/2009 11:57:22

Ir. Firmino.
Você deixou saudades. Que teu exemplo sirva de luz a iluminar nosso caminho.

Ir. Dionisio
30/11/2009 12:57:23

Sigo caminhando nas trilhas Marista mais seguro, porque tenho exemplos que inspiram meu caminhar... Obrigado meu irmão, amigo, professor, mestre e formador!

Marciléa Schirmer
30/11/2009 13:00:41

Ir. Firmino, sempre que eu pensar em humildade, generosidade, sabedoria, amor pela vida e pela missão de educar,sempre lembrarei do senhor. Obrigada por tudo. Nunca te esquecerei!!!!

Maria Goretti Machado
30/11/2009 13:02:51

Paz e bem!!
O momento é de saudades... saudades de tudo que o Ir. Firmino representou para todos nós, que tivemos a oportunidade de conhecê-lo e de conviver com ele.
Comvivi com esse ser maravilhoso, sensível e dedicado a Missão.
Sou olhar era de quem via além das aparências, via o coração. Era um poeta. dizia as coisas com um sabor especial de esperança e de compromisso.
Era elegante, mesmo de sandálias, assim falava para ele, pois admirava sua simplicidade, sua presença discreta, mas segura.
O Ir. Firmino marcou gerações e com certeza será lembrado por causa do seu testemunho coerente de vida religiosa, comprometida com o Evangelho. Assumiu sua vocação e fez valer sua doação para o resto da vida.
Hoje, bate forte, do lado esquerdo do peito de cada um que compõe a Família Marista,bate forte na cidade de Porto Alegre, bate forte em cada espaço do Rosário, o som suave, poético, cristão e humanizador do coração do Ir. Firmino, que nos deixa a certeza de que vale a pena viver a vida com toda a intensidade que ela merece. E assim ele viveu e deixava transparecer em seu sorriso a grandeza da Missão cumprida.
Estendo os meus sentimentos para toda a Família Biazus, para todos da Família Marista (Comunidades Educativa e Religiosa) e para todos que souberam amar esse ser humano fantástico.
Um beijão no coração de todos nós. Goretti
Colégio Marista Patamares - Salvador/Bahia

Guga
30/11/2009 14:14:42

Não escutarei mais "Guga,fale mais baixo!".Com este querido irmão, aprendi lições de vida que jamais esquecerei.Amigo, companheiro,querido,humano, muitas vezes UM PAI nos momentos difíceis...Só tenho a dizer OBRIGADO e isto o senhor escutará eternamente.

Leila
30/11/2009 14:32:22

Meu diretor querido por mim e por todos, exemplo de educação e respeito com o próximo, aquele que sempre soube o que dizer para seus alunos mesmo nos nossos momentos de rebeldia, um diretor adiante do seu tempo, um diretor que soube dirigir um colégio nos anos 70 onde os alunos cantavam nas missas músicas que afrontavam até quem não era tão conservador e ele com aquele olhar carinhoso nos dava os parabéns e dizia "vocês foram muito bem" e acabávamos sentindo que realmente fomos bem e não afrontamos ninguém. Ele com certeza ficará no coração e na lembrança de todos que tiveram a oportunidade de cruzar por este ser humano maravilhoso que conseguia acalmar o coração das pessoas com suas sábias palavras e um simples aperto de mão forte, caloroso e verdadeiro.
Ir. Firmino...descanse em paz!!!

Silvana Nazario
30/11/2009 14:48:35


Obrigada!Como discípulos vamos continuar a caminhada com muita garra e afinco, pois tivemos o privilégio de ter convivido com um dos melhores mestres dos últimos tempos.
Saudades
Juarez,Silvana,Guilherme,Luiza e Marcelo

Bernadette Sehnem Heck
30/11/2009 15:21:12

Ir. Firmino
Ainda não consigo acreditar que o Sr. foi para junto de Deus eu olho para sala e penso daqui a pouco o Ir. vai chegar.
E aqueles favinhos de mel que o Sr.gostava tanto que o Marcelino mandava pro Sr. pra quem vou dar?
nossa família está de luto..
Marcelino Bernadette, Leandro e Fernando Heck

Fabiana dupont
30/11/2009 15:25:36

Queridíssimo Irmão Firmino!

Nós perdemos um poeta na terra e ganhamos um poeta no céu...
Pessoa de grande sensibilidade, humildade e sabedoria - nada do que dizia era vão.
Impossível não vê-lo e sair de sua presença sem ouvir: "Saúde, Paz e Benção"... agora o que lhe desejo de todo coração é que tenhas toda a PAZ e BENÇÂO que desejou a todos nós por toda sua vida.
Um grande e saudoso abraço da amiga, Fabiana Dupont

Hora da Paz
30/11/2009 15:30:12

Caro Ir. Firmino, obrigada pela imensa confiança em nosso projeto da hora da Paz. Acreditas-te, cultivas-te com carinho, participas-te nos nossos pequenos eventos na Biblioteca, e com tua presença nos fazia importantes! Cada encontro contigo era com São Marcelino em ti, cada presente teu foi um impluso para continuarmos acreditando nas nossas escolhas:"Tornar Jesus Cristo conhecido e amado"! Cada palavra que dirigiste nos nossos encontros, forjaram nossos corações, acendendo a chama do amor e a luta pela paz. Conviver contigo foi um dom imenso de Deus,
Obrigada(o) Ir. Firmino, acreditamos que daí do céu tu poderás continuar a caminhar conosco aqui na terra. Porque esta é a tua hora: a Hora da Paz!

Familiares de LeonardoSturmer
30/11/2009 15:31:44

Com toda certeza lembraremos com carinho e admiração, como pessoa e Diretor desta Instituição. Obrigada ir. Firmino

Elisa Kappel e Adriane Konzen(Drica)
30/11/2009 15:54:19

Em 1992 fomos presenteadas em conhecer uma pessoa maravilhosa, o Irmão Marista Firmino Biazus que foi nosso coordenador da Jemar em Veranópolis.Um Irmão, um Jemarista e logo depois nosso Diretor(Santa Cruz do Sul)que se tornou um grande amigo, amigo com todos os significados que essa palavra pode ter.
Na Jemar tivemos uma convivência(diária),durante 21 dias e a cada manhã presenteava à todos com o seu sorriso,seu bom dia e um mandolate para adoçar o nosso dia.Em pouco tempo recebemos a grande notícia:O Irmão Firmino será o nosso diretor.Um diretor amável, sincero, humilde, compreensivo e acima de tudo um grande AMIGO.
O amigo com o qual passeávamos,tomávamos chimarrão,sorvete e não esquecendo que uma vez por mês uma janta dos Jemaristas e muitas gargalhadas e brincadeiras.
Vivemos momentos bonitos e inesquecíveis com o nosso amigo.Quando foi para Porto Alegre, assumir a direção do Rosário, sentimos muito, mas a nossa amizade continuou, não perdendo o contato, conversávamos por telefone, e-mail, e a cada data comemorativa ele nos ligava ou nós ligávamos para ele. O dia 5 de fevereiro será inesquecível, pois era o seu aniverário.Ele foi uma pessoa do Bem que apareceu em nossas vidas e deixará marcas para sempre,marcas Maristas,marcas de uma grande amizade.Com certeza todas as pessoas que conheceram e conviveram com o Ir.Firmino, tiveram sempre visíveis as marcas dos ideais de São Marcelino Champagnat.Suas palavras: Saúde,Paz e Benção lembraremos sempre.
Querido Irmão, você estará sempre em nossos corações.Profes Elisa e Drica( Colégio Marista São Luís).

Niléa
30/11/2009 15:59:19

Ir. Firmino! Conheci esta pessoa especial no nosso JEMAR...pessoa de calma, de paciência, de jeito humilde, alguém iluminado por Deus e pela Nossa Sra Boa Mãe. Exemplo certo a ser seguido! Um poeta, que com suas palavras sempre dizia as coisas e fazia com que parecessem pétalas chegando aos nossos olhos...Nós, perdemos um amigo, mas os céus ganharam um anjo que vai fazer de tudo para melhorar cada coração aqui na terra!! Obrigada Ir. por ter feito parte da minha história! Com certeza todos que lhe conheceram sentirão muito a sua falta!! Pessoas como o senhor, não partem nunca, ficam gravadas na nossa alma!!!

Vanessa Lopez
30/11/2009 16:08:08

Querido Irmão Firmino,
Jamais esquecerei o período em que tive a oportunidade de aprender com o senhor o verdadeiro sentido da palavra exemplo. O melhor líder, o melhor interlocutor e, acredite, o melhor ouvinte, apesar de o senhor ter muito mais para dizer do que qualquer um de nós. Obrigada pelas belas palavras, obrigada pela oportunidade. Obrigada por me ajudar a amadurecer. Um abraço fraternal para todo o sempre!

Albino Pozzer
30/11/2009 16:33:10

Irmão Firmino, fiquei atônito com a rapidez com que o Senhor te chamou de entre nós. Três vezes fui visitar-te na UTI, sempre com a esperança de falar-te e na certeza de que logo logo sairias para um quarto, onde eu cantaria velhos cantos marianos, folcóricos e alpinos. Não deu tempo. Mas fica certo de que os tantos anos de convívio, de amizade, de trabalho, de ideais, de dúvidas e compromissos gravaram uma imagem que o tempo não apagará. Eu vi, ontgem, na derradeira despedida, a multidão de amigos que fizeste ao longo de tantos anos como verdadeiro educador. Se ao morrer valem as boas obras,
entraste rico no reino do Pai.
Que a Boa Mãe e seu fiel servo, Marcelino Champagnat, te mostrem todas as belezas da vida que estás inaugurando. e protejam a todos os que aqui embaixo ainda precisamos de suas bênçãos para cumprirmos nossa missão.
Saudades!

Albino Pozzer
30/11/2009 16:35:26

Irmão Firmino, fiquei atônito com a rapidez com que o Senhor te chamou de entre nós. Três vezes fui visitar-te na UTI, sempre com a esperança de falar-te e na certeza de que logo logo sairias para um quarto, onde eu cantaria velhos cantos marianos, folclóricos e alpinos. Não deu tempo. Mas fica certo de que os tantos anos de convívio, de amizade, de trabalho, de ideais, de dúvidas e compromissos gravaram uma imagem que o tempo não apagará. Eu vi, ontgem, na derradeira despedida, a multidão de amigos que fizeste ao longo de tantos anos como verdadeiro educador. Se ao morrer valem as boas obras,
entraste rico no reino do Pai.
Que a Boa Mãe e seu fiel servo, Marcelino Champagnat, te mostrem todas as belezas da vida que estás inaugurando. e protejam a todos os que aqui embaixo ainda precisamos de suas bênçãos para cumprirmos nossa missão.
Saudades!

Lauro Grillo Ely
30/11/2009 16:50:14

Irmão FIrmino,
sua presença no Marista Rosário, seu jeito atencioso, afável e leal de dirigir a escola do porte do Rosário, a maneira acolhedora com com nos recebeu quando do ingresso de nossos filhos nos transmitiram a certeza e a tranquilidade de que eles receberiam a educação e a formação que toda família espera. Por sua dedicação, amizade, compreensão e discernimento na missão de diretor do nosso colégio, muito obrigado.

Stela
30/11/2009 17:07:30

Uma pena que o Irmão Firmino não possa estar lendo esse comentário agora...:(
Mas, através de minhas orações, pedirei a Deus Pai que ele consiga receber meus pensamentos positivos e minha gratidão por tudo o que ele foi e representou para nós.

Albino Pozzer
30/11/2009 17:08:16

Irmão Firmino,
estou atônito com a rapidez com o Senhor te chamou de entre nós. Tentei três vezes visitar-te enquanto estavas na UTI, na esperança de conversar, e na certeza de que em breve estarias num quarto onde eu cantaria algumas velhas canções marianas, folcóricas, italianas. Não deu tempo.
Mas fica certo de que tantos anos de convivência fraterna, de estudos, de trabalhos, de dúvidas e decisões firmaram uma imagem que o tempo não "deletará". Eu vi ontem, em tua derradeira despedida, a multidão de amigos que fizeste ao longo de todos os anos de sábio educador. Se na passagem para a outra vida o que conta são as boas obras, então entraste muito rico na casa do Pai. Que a Boa Mãe e seu fiel servo, Marcelino Champagnat, te guiem na descoberta da ventura do céu e olhem para os que aqui estamos, necessitados de suas preciosas bênçãos para cumprirmos nossa missão. Saudades!

Ir. Édison Hüttner
30/11/2009 17:36:47

Em todos os aspectos, a imagem do amigo e mestre, cultivou em nós as melhores esperanças, o segredo da vida. Na missa em Viamão, lembro de uma de seus cantos preferidos no Escolasticado,que era nosso formador, o refrão:
"Graças dou por esta vida".
Obrigado ir. Firmino.

Camila Schneider
30/11/2009 20:58:43

Ir.Firmino
Sempre acreditou em nós professores e no nosso trabalho. Uma frase que sempre dizia: Sr feliz está em NOSSAS mãos...Foi mais que um Diretor. Um verdadeiro líder.
"Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados. Para liderar você deve servir" James Hunter
Esse é o Irmão Firmino. Estará para sempre em nossos corações.

Rosangela dos Santos Rodrigues
30/11/2009 21:40:14

Ir. Firmino o conheci rapidamente, mas a sua presença ficou marcada pelo seu sorriso que é inesquecível!

Carine Gaulke
30/11/2009 21:44:06

Querido Firmino!
Entrei mais uma vez aqui "para lhe ver"
através do saber de tanta coisa linda,
gostosa de ler, sobre tua vida
na história de vida de tanta gente;
como quem pudesse assim,
ter a graça de ter um coração
tão humano e puro como o teu.
Irmão de Nossa Senhora,
com o olhar terno, de uma meiguice única,
sempre transparente.
Irmão do Menino Jesus,
de braços abertos, sempre acolhedor.
Irmão de Champagnat,
que ia ao encontro do outro,
daquele que sempre mais precisava...
Graças damos por termos lhe conhecido, IrmãoQuerido!
Ficamos aqui agradecidos por termos lido
ou escutado tuas "cartinhas"...
Ah! As cartas agridoces que escrevias
em tom suave e amoroso a nós, teus alunos!
Felizes daqueles que as receberam e as guardaram,
principalmente no coração,
onde correrão para sempre tuas palavras!
E tristes ao mesmo tempo,
pois sabemos que há dois dias
a vida colocou um ponto final.
E dói! Docemente, mas dói!
Carinhosamente, com saudades,
tua pra sempre aluna, Carine (do Renato)

Bruna Lau . Turma:73
30/11/2009 21:45:47

Obrigada pelos maravilhosos dias de felicidade que nos trouxe e sei que todos os teus ensinamentos ficarão em nossos corações. Lembro-me de ti andando pelo corredor e sempre com um sorriso e que esse sorriso permaneça e nos guie em busca de paz.

Clarice Guerra
30/11/2009 22:14:39

Durante treze anos convivi com o Ir. Firmino. Um Diretor sensível, franco, inteligente e solidário a qualquer necessidade de seus professores.Um marista de coração gigante, de palavras sábias e exemplo de retidão.A Boa Mãe se orgulha desse filho.Sentirei saudades.
Clarice Guerra

Caroline
30/11/2009 22:58:10

Saudades de ti querido! Fostes um GRANDE discípulo na minha jornada estudantil.
Que Papai do Céu te reserve o melhor lugar.
Siga em PAZ!!!!

Caren Sacramento
30/11/2009 23:13:42

Ir.Firmino, sentimos com pesar a sua partida.Foste uma pessoa de coração bom e de conduta irrepreensível no comando de uma escola conceituada. Sinônimo de competência e sensibilidade no trato dos assuntos escolares e de convivência pessoal com alunos, professores, serviçais e demais pessoas de convívencia diária. Que Deus abençoe a sua partida e que os anjos o protejam.
Saudades eternas Natália Sacramento (ex aluna), Victória Sacramento (ex aluna), Caren e Flávio Sacramento.

ciro mioranza
30/11/2009 23:18:43

Com os amigos de velhos tempos sempre comentava que o Ir. Firmino era um exemplo de vida religiosa de comprometimento total, um modelo de seriedade e convicção no seguimento de seus ideais cristãos e maristas, um homem que transluzia a placidez de um caminhante que seguia a trilha da verdade, da fé, da vida plena em Cristo.
Ir. Firmino, pouco convivi contigo, poucas palavras trocamos, mas suficientes para que te admirasse por tua sinceridade, singeleza, humildade, simplicidade, modéstia que aureolavam tuas profundas convicções cristãs e que exerciam intensa força de atração e simpatia, não para tua pessoa, mas para teus ideais direcionados sempre para a mística e profunda vivência religiosa.
Um adeus ou até Deus e que este te conserve em seu regaço e reino eterno.

Olga Chelkanoff
30/11/2009 23:25:25

Eu não trabalhei diretamente com o Ir. Firmino, mas pude conhecê-lo nos vários congressos,cursos, encontros, vivências Maristas que participei. Conheci assim um grande homem muito gente, um grande Ir.Marista,um grande profissional, um grande amigo.Através das leituras que fazia de tudo que ele escrevia tão lindamente conheci muito mais São Marcelino e nossa Boa Mãe. Obrigado por estes momentos tão ricos. Tenho certeza que São Marcelino junto da Boa Mãe o receberam com um abraço muito amigo, muito querido por tudo o que ele os exaltou e fê-los conhecidos entre nós. Que Deus o abençoe na paz, no amor eterno. Um grande abraço cheio de saudade e carinho de toda a minha família que o levará para sempre como um grande exemplo de vida.

Silvia Bueno dos Santos
30/11/2009 23:32:28

Estamos consternados com a noticia do falecimento do nosso grande mestre Ir Firmino, homem digno, sensível, ético, humilde, simples e de profundos conhecimentos. Nos eternos aprendizes, nos sentimos órfão. O que dizer nesse momento senão, obrigado meu pai eterno pela oportunidade de ter conhecido e convivido durante seis anos com essa pessoa maravilhosa, e obrigado Ir. Firmino pela acolhida dos meus filhos Diego e Diórgenes, e tudo que fizeste em pro da minha família. Descansa em Paz Querido Mestre, e que Deus nos ajude a praticar seus sábios ensinamentos. Sílvia, Aldo, Diego e Diorgenes.

SILVÉRIO CASSOLI
30/11/2009 23:41:11

Obrigado pelo exemplo! Foi muito bom tê-lo conhecido e podido aprender contigo!

Rodrigo ~BoB~ Moraes Alberto
30/11/2009 23:58:57

Por alguma incongruência do destino, não pude conhecê-lo. E com certeza és uma daquelas pessoas que, só pelo ouvir falar, se escutar algumas histórias e palavras...

Cheguei atrasado. Cuide-se por a ya! Hasta siempre!

Silvia Bueno dos Santos
01/12/2009 03:02:12

Com a morte de um mestre, o céu ganha mais uma Estrela. Ir.Firmino com certeza está brilhando no céu, iluminando a mente do eterno aprendiz.

clotilde campos
01/12/2009 08:34:48

Que saudade!
Foi um prazer conhecê-lo, um Irmão Marista tão dedicado e fiel. Jamais esquecerei suas belas mensagens e suas ponderações tão inteligentes e sensatas.
Conforto e paz para seus familiares. Com carinho Clô

Ladi Biezus
01/12/2009 10:18:24

Durante todo este ano mantive contato com o Irmao Firmino para concluirmos que somos parentes; aminha familia proveniente de Cesio e a dele de Feltre ambas da provincia de Beluno. Eu mesmo tenho uma bisavó de Feltre, Maia Zollet. Estive por todos aqueles lugares no primeiro semestre deste ano. Planejava reportar a ele os meus achados, algums dos quais pude enviar por e-mail. Inflizmente ele partiu apressadamente. Tenho certeza que está recebendo a recompensa da parte do Senhor Justo Juiz, como fala a Espitola de Sao Paulo aos Corintios.
Tenho exatamente a mesma idade de Irmao Firmino e estudei a vida inteira com os Maristas no Rio Grande do Sul e em Sao Paulo. Planejava encontrar o Ir Firmino nas proximas ferias; o encontro foi adiado por um pouco.
Peco a ele que lá do Paraiso onde se necontra lembre-se tambem deste parente remoto que o admirava uito. Descanse em Paz Irmao Firmino
Ladi Biezus

Reni Giaretta Oleksinski
01/12/2009 10:53:13

Embora não o conhecesse pessoalmente, mas sim por fotos e escritos, aprendi a admirar o Ir. Firmino Biazus. Seu olhar me faz lembrar da primeira característica dos Irmãos Maristas que me cativou, a alegria. Ouvi e li muitas vezes sobre seus dons e sobre o Irmão Marista que foi, autêntico e impregnado pela missão. Recordo de um artigo seu em uma das Circulares Provinciais, cheio de sabedoria e realismo. É uma grande perda para a Província, mas também motivo de louvor por toda uma vida dedicada ao ser Marista.
Que Deus o acolha e o tenha em sua santa glória eterna!
Reni Giaretta Oleksinski
Animadora da Fraternidade Irmão Taciano
Getúlio Vargas - RS.

Claudinei Henrique Junnior de Quadros
01/12/2009 13:20:11

"Estimado amigo, companheiro, sábio educador e exemplo de simplicidade, humildade e modéstia" Essa será nossa eterna lembrança ao recordar a tua pessoa.
Deus seja louvado!

Marcelo Ramos Oliveira
01/12/2009 13:20:31

Seus exemplo de humanidade, inteligência e sorriso e leveza para com o próximo são importantes guias para os que ficam. São importantes tijolinhos na construção de cada um que o conheceu.
Muito obrigado.

Turma 42
01/12/2009 14:42:45

Ir. Firmino
Estamos
Levarei sempre comigo todas as suas lições de amizade,carinho e profissionalismo.

Adriane
01/12/2009 16:58:52

Irmão, que saudades!!! Fico relembrando cada pequeno episódio que nos aproximou durante estes treze anos de convivência no Rosário. O seu amor pela língua escrita, o respeito pelo meu trabalho, o carinho pelos meus filhos, o cuidado com a minha saúde quando tanto precisei e até o puxão de orelha: tudo que vem à minha mente, enfim, é especial - vejo a sua fala e o seu gesto mansos, acolhedores... Obrigada... É difícil expressar em palavras o que sinto... Fique em paz e continue a cuidar da gente...

Adriane Ricacheski

Karen Arnt
01/12/2009 21:18:24

Feliz daquele que teve a oportunidade de conviver ao seu lado.

Eu me sinto uma pessoa abençoada por ter sido escolhida pelo senhor para compartilhar do seu conhecimento, da sua bondade, da sua humildade, da sua fé, dos seus ensinamentos, enfim das suas incomparáveis virtudes.

Eu perdi mais que um chefe, um verdadeiro líder, um amigo conselheiro, um pai inigualável, um parceiro de inúmeros momentos. Mas em compensação ganhei, nesta mais de uma década de parceria, ensinamentos que se perpetuarão.

Exemplo maior da verdadeira missão humana não há, nem nunca haverá para mim. Se eu conseguir colocar em prática um décimo das lições que me foram proporcionadas pelo senhor, com certeza serei uma pessoa melhor. E, sei que, de onde o senhor estiver, terá muito orgulho disso.

Recordações e saudade nunca se apagarão de minha mente e de meu coração

Com amor

Karen Arnt

CONFENEN
02/12/2009 09:08:11

A Superintendencia da CONFENEN - Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino manifesta sinceros pezares pelo falecimento do Ir. Firmino, solidarizando-se com a família Marista e compartilhando das homenagens que lhe são prestadas. Despede-se o Irmão, mas ficam as lições de vida exemplar, de profissional dedicado na educação de gerações.
(a) Sebastião Garcia - Superintendente.

Professora Ethel Dapper
02/12/2009 17:00:53

"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore,com mais razão não morre o educador que semeia a vida e escreve na alma."
Irmão Firmino, um eterno amigo e um grande exemplo de educador marista.

Maria Aparecida Caetano
02/12/2009 18:32:14

Irmão Firmino,partiste ,saudades ,antecipadas pois não teremos mais tuas mensagens de natal, dia das mães,vidamar.muito obrigado.
Cida
CESMAR-POA

Rede Romano de Educação
04/12/2009 08:31:07

“ Bem-aventurados os que lhe conheceram, e foram honrados com vossa amizade!” (Ecle 48,11)
A Rede Romano de Educação – Colégios Senhor Bom Jesus, São Mateus e Santa Marta- vem prestar condolências a todos àqueles que conheceram e que tiveram a satisfação de conviver e aprender com nosso querido Irmão Firmino. Seu exemplo de vida perpetuará no coração de todas as pessoas que o conheceram.